sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Nossa relação com o texto não continua a mesma. O suporte material (papel, áudio, vídeo ou formato digital) exerce influência na relação que estabelecemos com o texto. Nesse sentido, blogs, fotologs e podcasts são novos gêneros, com características próprias. É possível, por exemplo, relacionar links para que o leitor tenha a liberdade de seguir diferentes caminhos - é o chamado hipertexto. Cada vez mais, a turma vai precisar conhecer esses aspectos. A boa notícia é que trabalhos recentes como o do professor Jorge Luiz Marques de Moraes, mostram que dá, sim, para conjugar o aprendizado de novos gêneros (no caso dele, o podcast) com conteúdos tradicionais (a comunicação oral).

Além de gerar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados na disciplina. O exemplo mais significativo diz respeito à edição e revisão de textos. Em processadores como o Word, a verificação ortográfica é muito facilitada. "O professor pode deixar o corretor ortográfico ligado para que os estudantes tentem resolver, com autonomia, alguns dos erros - o que não o isenta de seguir ensinando ortografia". Em termos de organização textual, a vantagem é poder mudar de lugar, ampliar, cortar e eliminar frases e parágrafos, experimentando novas soluções para a composição sem precisar escrever tudo de novo a cada nova versão. Rever novos conceitos e abrir espaço à tecnologia a nosso favor é sim uma tarefa obrigatória dos novos professores.
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Objetivos do Projeto

Oferecer atendimento diferenciado àqueles alunos que apresentam defasagem e/ou dificuldades na aprendizagem, isto é, rendimento escolar insatisfatório. Para isso, as atividades serão realizadas por meio de aulas de reforço para as disciplinas de Língua Portuguesa e Lingua Inglesa, mediante rodas de leitura, produção de textos, realização de exercícios com debates para esclarecimentos de dúvidas, e ainda, caso necessário, orientação para elaboração de trabalhos e pesquisas.

Projeto "Reforço Escolar pela Aprendizagem"

Com o Projeto "Reforço Escolar pela Aprendizagem" buscaremos desenvolver e/ou resgatar o gosto pela leitura e pela escrita e a sua importância dentro e fora da sala de aula. Tentaremos ainda, conscientizar os alunos envolvidos para o seu papel enquanto formadores de opinião e críticos. O presente projeto envolverá uma dimensão textual, musical e audio-visual, o que lhe confere um caráter educacional e cultural.